Você sabe o motivo das flores naturais?

Você sabe o motivo das flores naturais?

Para mostrar o seu pesar, esses que não conseguiam se dirigir até os velórios, tinham o costume de enviar flores à pessoa falecida e à família. Esse hábito se manteve mesmo quando os falecidos passaram a ser velados em outros locais — e junto das flores, criou-se a prática p enviar um cartão p condolências.

Há muitos anos que as coroas de flores naturais eram usadas em cultos fúnebres. Apesar disso, em tempos remotos esses itens estavam mais relacionados a vida do que a morte. Isso porque em algumas culturas, como a Grécia Antiga, age costume homenagear os falecidos com as coroas que significavam o círculo da vida eterna.

Por isso, tiveram a ideia de criar a coroa de flores naturais, que unia as duas tradições: as flores e uma frase de condolências, sendo que elas poderiam ficar expostas no more velório e todos conseguiriam ver suas últimas homenagens, ainda que a pessoa não tivesse como ir até a cerimônia. Em tempos antigos age costume que os velórios fossem realizados nas casas das famílias.

Porém, nem todos conseguiam comparecer — especialmente devido à distância, já que não havia meios de transporte como temos hoje. Mas, com o tempo, percebeu-se que nem sempre as famílias conseguiam ler os cartões, justamente pela emoção do momento. E as flores acabavam indo junto do caixão do falecido.

Veja algumas das mais usadas e o que significam:

Lírio

O lírio é uma flor muito usada em homenagens fúnebres desde os tempos antigos e seu significado varia de acordo com a cultura. Alguns dos seus significados são: amor eterno, nobreza, inocência, zelo e discrição.

Crisântemo

Essa é uma das flores mais tradicionais para as coroas fúnebres. Seu nome vem do grego e significa “flor de ouro”. Ela pode representar sentimentos variados como: felicidade, vida completa, simplicidade, perfeição e sinceridade.

Rosas brancas

No Brasil, as rosas são as preferidas na hora de montar as coroas de flores naturais. As brancas estão relacionadas à esperança, pureza, espiritualidade, lealdade, inocência, amor eterno, harmonia e paz.

Rosas vermelhas

Depois das brancas, as vermelhas são as rosas mais procuradas, em especial para quem perdeu o amor da sua vida. Além dos sentimentos de paixão e amor, as rosas vermelhas também significam coragem, carinho e respeito.

Margaridas

São flores bonitas e delicadas, muitas vezes usadas em coroas de flores para crianças e adolescentes. Seu significado está relacionado à juventude, inocência, pureza, afeto e paz.

Gérbera

A Gérbera é uma flor muito bonita e disponível em várias cores. Ela está associada à simplicidade, pureza, nobreza, sensibilidade, beleza, charme e amor. Nos velórios de crianças, a gérbera amarela é muito usada já que está associada à pureza e à inocência.

Lisiantos

Essa flor pode ser encontrada em tons de azul, rosa e branco e está associada à sensibilidade feminina – por isso é a favorita na hora de montar coroas de flores para homenagear mulheres e senhoras.

Kalanchoe

É uma flor pequena, colorida e resistente. Ela é símbolo da felicidade em muitas culturas e também é associada a luta da vida em resistir a morte e aos problemas que enfrentamos cotidianamente.

Copo-de-leite

É uma flor delicada e branca, por isso está associada a pureza, a inocência, a paz e calma. Costuma ser usada em coroa de flores naturais para desejar aos familiares paz e tranquilidade ao lidarem com a perda.

× Converse com um atendente